3 ingredientes vilões para evitar na sua rotina
- Patrícia Hidalgo
- 22 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Uma das perguntas que mais ouço no consultório é se determinado componente é bom ou ruim para pele. Com o avanço da biomedicina e ‘’tratamentos da moda’’, é normal que os pacientes queiram experimentar novos protocolos, procurem informações e me perguntem sobre X ou Y ingrediente.

3 ingredientes merecem a nossa atenção por serem bastante prejudiciais para a pele.
Parabenos
Parabenos são conservantes que ajudam o produto a durar mais, uma espécie de ‘’formol’’ para o produto. Como são muito, muito agressivos, geralmente causam:
· Reação alérgica (coceira, vermelhidão, descamação, entre outros).
· Em excesso, câncer de mama e de pele.
Eles também aparecem com outros nomes no rótulo, como paraben, propilparabeno, metilparabeno e etilparabeno, por exemplo.
Sulfatos
Sulfato é um tipo de derivado do ácido sulfúrico. Ele cria aquela ‘’espuma’’ no xampu, sabonete e produtos afins. Sua função na formulação é puramente estética, para fazer parecer que está fazendo muita espuma – portanto, ‘’limpando mais’’. Grande erro. A quantidade de espuma que um determinado produto gera não muda em nada sua eficácia, é apenas para dar aquela sensação gostosinha de espuma que as pessoas associam ao momento do banho.
Como são derivados de um ácido, peles sensíveis costumam reagir a esse tipo de produto. Podem causar:
· Reação alérgica;
· Dermatite;
· Olhos vermelhos e irritação na área dos olhos;
· Irritações nos pulmões.
Evite sempre que possível produtos que tenham esse tipo de formulação. Eles aparecem como Lauril Sulfato de Sódio (SLS) ou Lauril éter sulfato de sódio (SLES). Lembre-se dessa dica: não é porque faz bastante espuma que funciona.
Petrolato
Também conhecido como óleo mineral, parafina líquida ou vaselina. O petrolato é derivado do petróleo (sim, aquele de combustível de carro), e a função dele quando aplicado é criar uma espécie de cobertura na pele que não deixa a umidade natural da pele evaporar.
Ou seja, é como se você tivesse cimentado o seu rosto. Nada entra, nada sai e sua pele não respira direito – mas, por reter a água, acaba dando aquela falsa sensação de hidratação.
‘’- Minha nossa, então a vaselina é uma super vilã?’’
Sim, quando aplicada no rosto. Se você está usando no calcanhar para um sapato não machucar, em um joelho ou cotovelo extremamente secos, ou para evitar que a tinta do cabelo não manche sua pele é válido. Agora, se você está usando todos os dias no seu rosto achando que está ajudando a hidratar e cuidar da sua pele, estará na verdade apenas prejudicando a longo prazo.
Por fim, para fechar, siga a minha lista de dicas aqui embaixo:
1. Leia o rótulo.
Ler o rótulo de um produto sempre te ajuda a compreender melhor do que ele é feito. Se tem algum dos produtos mencionados aqui em cima, já é um mal sinal.
2. Pergunte sempre!
Seja na consulta comigo ou no balcão, faça perguntas sobre quais ingredientes estão no que você vai usar na sua pele. É seu direito como consumidora, realizar compras bem informada e saber o que vai ou não nos seus produtos. Em caso de dúvida, não compre.
3. Prefira produtos mais limpos.
Prefira produtos que sejam livres de petrolato, sulfatos e parabenos. Algumas vezes, a própria marca já coloca no rótulo sobre esses benefícios. Em caso de dúvidas, agende sua consulta comigo e vamos juntas decidir um protocolo que seja benéfico, eficaz e verdadeiramente limpo para você e para o planeta.
Quer saber mais?
Me chama no whats!
Comments